A prioridade ética da retórica publicitária

Autores

  • Paulo Barroso Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.25(2014).1879

Palavras-chave:

Comunicação de massas, ética, publicidade, retórica, secularização

Resumo

Qual é a relação entre a publicidade e a moral (esta enquanto objecto da reflexão ética)? A publicidade não depende da moral, mas pode revestir-se de moralidade ou imoralidade. Se a publicidade explora as potencialidades do discurso para se tornar eficaz, é uma forma de retórica ou arte do discurso persuasivo que exige um cuidado ético, pois os fins estão determinados e não justificam os meios. A publicidade assume uma dimensão ética devido às estratégias que utiliza, havendo a possibilidade das estratégias serem ardilosas, falaciosas ou falazes. O tema da ética é, sic et simpliciter, racional, dialéctico e reflexivo. As questões éticas são, por norma, aporéticas. Assim, este texto privilegia uma análise crítica da ética na publicidade e na comunicação. A metodologia traduz-se na problematização e conceptualização da ética da publicidade como uma estética do discurso retórico.

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Publicado

30-06-2014

Como Citar

Barroso, P. (2014). A prioridade ética da retórica publicitária. Comunicação E Sociedade, 25, 344–359. https://doi.org/10.17231/comsoc.25(2014).1879

Edição

Secção

Da publicidade à propaganda