O papel da publicidade na compra de produtos cosméticos

Autores

  • Francisco Costa Pereira Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Ana Cristina Antunes Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Sofia Nobre Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).904

Palavras-chave:

publicidade, consumo, cosméticos

Resumo

Os cosméticos são uma categoria de produtos que, nas últimas décadas, temaumentado significativamente o consumo nas mulheres e em especial nos homens. Esteconsumo tem sido incrementado muito em especial para a importância que a sociedadeatribui aos ideais de beleza que são veiculados e que vão afectar a imagem corporal.Deste modo, imagem corporal e publicidade aos cosméticos são duas variáveis relevantespara explicar o seu consumo. Esta investigação procura identificar como a imagemcorporal afecta os motivos de compra de cosméticos através da publicidade e do envolvimentocom os cosméticos. Assim foi construído um modelo que explica esta relação.Para validar este modelo foi construído um questionário com um conjunto de escalasjá validadas e aplicada a uma amostra de 513 sujeitos que consumiam cosméticos. Osresultados mostram-nos que, apesar de as pessoas atribuírem pouca importância à suaimagem corporal, pouco envolvimento com os cosméticos e uma atitude neutra em relaçãoà publicidade aos cosméticos, o modelo se ajusta aos padrões mínimos estatísticosnecessários para que ele funcione. Concluímos que a imagem corporal tem um impactosignificativo nos motivos de compra de cosméticos e que a publicidade aos cosméticos,bem como o envolvimento com eles desempenham um papel de relevo na mediaçãoentre as duas variáveis.

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Publicado

01-06-2011

Como Citar

Pereira, F. C., Antunes, A. C., & Nobre, S. (2011). O papel da publicidade na compra de produtos cosméticos. Comunicação E Sociedade, 19, 161–178. https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).904

Edição

Secção

Das práticas aos discursos: usos e representações