O jornalismo e os novos meios de comunicação social

Autores

  • Mark Deuze Indiana University

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.9(2006).1152

Palavras-chave:

Jornalismo online, indústrias criativas, consumo mediático, produção mediática, novos media

Resumo

Este artigo é uma tentativa de contextualizar as consequências da digitalização online do jornalismo, com uma tónica particular para a natureza em constante mutação do trabalho dos jornalistas e da indústria mediática. É aqui oferecida uma perspectiva sobre a formação dos jornalistas online, acentuando a contextualização das mudanças e desafios trazidos pela mudança do jornalismo para um ambiente online. Para além disto, este artigo tenta identificar as tendências e desenvolvimentos mais influentes na transição das indústrias mediáticas offline para indústrias criativas online ou integradas, tal como assinalado pelo esbatimento das fronteiras entre produção e consumo online. O resultado esperado seria uma nova visão sobre o significado que o trabalho mediático tem para os profissionais mediáticos de hoje (e de amanhã).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2006

Como Citar

Deuze, M. (2006). O jornalismo e os novos meios de comunicação social. Comunicação E Sociedade, 9(10), 15–37. https://doi.org/10.17231/comsoc.9(2006).1152

Edição

Secção

O jornalismo online - Perspectivas