Lóbis espanhóis no registo europeu de transparência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2743

Palavras-chave:

comunicação política, relações públicas, lóbis, grupos de pressão

Resumo

Os lobistas são agentes políticos de grande importância, já que operam com o objetivo de influenciar a tomada de decisão de diferentes instituições. Visando melhorar o conhecimento sobre estes grupos de pressão, a presente investigação analisa a composição e o funcionamento dos 745 lóbis espanhóis que se encontram, até à data do estudo, inscritos no Registo de Transparência da União Europeia. Através de uma análise de conteúdo, procurou-se mostrar a relevância e a influência que estes grupos detêm sobre os decisores políticos do Parlamento Europeu. Os resultados mostraram que a categoria formada pelos grupos de pressão das empresas das associações comerciais, empresariais ou profissionais é a mais numerosa, assumindo 50,6% da amostra estudada. Em relação aos indivíduos que dirigem estes grupos, notou-se que são maioritariamente homens, numa proporção que corresponde ao dobro do número de mulheres que desempenham esta função. Por outro lado, observa-se que apenas 8,18% dos lóbis espanhóis dispõem de sede na Bélgica, em comparação com 91,81% que não estão domiciliados no lugar onde se encontra a principal sede administrativa da União Europeia. Tal indica que a atividade de lobbying dos grupos espanhóis ainda é reduzida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almansa-Martínez, A. (2003). Estrategia de comunicación institucional en sistemas democráticos. In J. I. Aguaded Gómez (Ed.), Luces en el laberinto audiovisual = luzes no labirinto audiovisual: Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación (pp. 1-15). Huelva: Grupo de Investigación Agora, Grupo Comunicar.

Almiron, N. & Xifra, J. (2016). Influence and advocacy: revisiting hot topics under pressure. American Behavioral Scientist, 60(3), 253-255. https://doi.org/10.1177/0002764215615161

Arévalo Martínez, R. I. & Herlinda Ortiz, H. (2018). Análisis de modelos de relaciones públicas en Facebook de las organizaciones del tercer sector de México, Chile, Inglaterra y España. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 8(15), 85-106.

Barron, A. (2011). The impact of national business cultures on large firm lobbying in the European Union: evidence from a large-scale survey of government affairs managers. Journal of European Integration, 33(4), 487-505. https://doi.org/10.1080/07036337.2011.579752

Bentley, A. F. (1908). The process of government. A study of social pressures. Chicago: Chicago University Press.

Bernhagen, P., Dür, A. & Marshall, D. (2015). Information or context: what accounts for positional proximity between the European Commission and lobbyists? Journal of European Public Policy, 22(4), 570-587. https://doi.org/10.1080/13501763.2015.1008556

Berry, J. (1989). The interest group society. Illionis: Scolt Foreman/Little.

Cabral, R., Andrelo, R. & Granato, M. (2018). A privatização da ética no Brasil: posicionamento da Petrobrás no canal do Youtube. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 16(3), 207-228. https://doi.org/10.5783/RIRP-16-2018-12-207-228

Canelón, A. R. (2005). Comunicación organizacional: del lobby a la ciudadanía corporativa. Estudios venezolanos de Comunicación, 131, 82-91.

Castillo-Esparcia, A. (2018). Los lobbies en España. Análisis de su tratamiento mediático. In M. C. Carretón (Ed.), Oportunidades en la estrategia de relaciones públicas (pp. 185-219). Valencia: Tirant Lo Blanch.

Castillo-Esparcia, A. (2011). Lobby y comunicación: el lobbying como estrategia comunicativa. Zamora: Comunicación Social.

Castillo-Esparcia, A. & Smolak, E. (2017). Lobbies y think tanks. Comunicación política en la red. Barcelona: Editorial Gedisa.

Castillo-Esparcia, A., Smolak-Lozano, A. & Fernández Souto, A. B. (2017). Lobby and communication in Spain. Analysis of the presence of lobbies in Spanish prestigious press. Revista Latina de Comunicación Social, 72, 783-802. https://doi.org/10.4185/RLCS-2017-1192en

Castillo-Esparcia, A., Guerra-Heredia, S. & Almansa-Martínez, A. (2017). Comunicación política y think tanks en España: estrategias con los medios de comunicación. El profesional de la información, 26(4), 706-713. https://doi.org/10.3145/epi.2017.jul.14

Chalmers, A. W. (2013). Trading information for access: informational lobbying strategies and interest group access to the European Union. Journal of European Public Policy, 20(1), 39-58. https://doi.org/10.1080/13501763.2012.693411

Harris, P. (2002). The evolution of strategic political lobbying in the UK and the Psychological Network Underpinning Machiavellian Marketing. Journal of Political Marketing, 1(1), 239-251. https://doi.org/10.1300/J199v01n01_17

Harris, P. & Mcgrath, C. (2012). Political marketing and lobbying: a neglected perspective and research agenda. Journal of Political Marketing, 11(2), 75-94. https://doi.org/10.1080/15377857.2012.642745

Klüver, H. (2012). Informational lobbying in the European Union: the effect of organisational characteristics. West European Politics, 35(3), 491-510. https://doi.org/10.1080/01402382.2012.665737

Milbraith, L. (1963). The Washington lobbyist. Chicago: Rand McNally.

Moya Díaz, E. (2018). Transparencia y lobby. El desafío en escenarios de coexistencia entre lo formal e informal. Transparencia & Sociedad, 6, 83-102.

Rebollo-Bueno, S. (2019). Los think tanks y su presencia en la agenda mediática española. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 9(17), 165-188. https://doi.org/10.5783/RIRP-17-2019-09-165-188

Schendelen, R. V. (2010). More Machiavelli in Brussels: the art of lobbying the EU. Amsterdão: Amsterdam University Press.

Svolik, M.W. (2012). The politics of authoritarian rule. Cambridge, USA: Cambridge University Press.

Truman, D. B. (1968). The govermental process political interest and public opinion. Nova Iorque: Alfred A. Knopf.

Xifra, J. (1998). El lobbying: cómo influir eficazmente en las decisiones de las instituciones públicas. Barcelona: Gestión 2000.

Xifra, J. (2016). El lobbying europeo: escenario y bases para su desarrollo. Revista Organicom, 8(14), 167-180.

Publicado

30-07-2020

Como Citar

Almansa-Martínez, A., & Castillero-Ostio, E. (2020). Lóbis espanhóis no registo europeu de transparência. Comunicação E Sociedade, 109–126. https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2743