A importância do personal branding como elemento de relações públicas: uma experiência de avaliação internacional

Autores

  • Julinda Molares-Cardoso Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade, Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, Universidade de Vigo, Espanha http://orcid.org/0000-0002-6956-6999
  • Carmen López de Aguileta Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade, Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, Universidade de Vigo, Espanha http://orcid.org/0000-0001-5139-3973
  • Beatriz Legerén Lago Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade, Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, Universidade de Vigo, Espanha http://orcid.org/0000-0001-6169-0875

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2738

Palavras-chave:

personal branding, comunicação, competências profissionais, conhecimento, relações públicas

Resumo

A presente investigação examina o grau de conhecimento que os estudantes de comunicação detêm sobre o assunto da marca pessoal (personal branding) e sobre a importância da sua gestão no contexto das relações públicas. A marca pessoal diz respeito à perceção que um indivíduo gera na mente de outros e está diretamente relacionada com a capacidade de criar vínculos de natureza emocional e de estabelecer relacionamentos. A gestão de uma marca pessoal não significa desenhar e aplicar uma estratégia egocêntrica, mas, antes, a procura das características distintas de cada pessoa, de acordo com parâmetros de autenticidade e coerência, que são colocados ao serviço de todos. A partir de uma revisão da literatura, determinaram-se as ferramentas e os recursos de que cada indivíduo dispõe para gerir a sua marca pessoal. Em seguida, utilizou-se uma metodologia quantitativa, através da aplicação de questionários de resposta fechada, com os quais se recolheram as opiniões de trezentos estudantes de três universidades – duas espanholas e uma portuguesa. A análise dos dados revelou um interesse crescente na área das marcas pessoais e na procura de formação sobre o tema. Os estudantes portugueses, em geral, manifestam uma opinião mais definida e uniforme. Já os estudantes espanhóis mostram perspetivas menos concordantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arana, J. M. V., Vásquez, M. C. C. & González, A. A. (2017). Implicaciones del uso del personal branding en el profesorado de educación superior. Libre Empresa, 14(2), 131-150. https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2017v14n2.3036

Arméndariz, E. (2015). El nuevo perfil del profesional de la comunicación y las relaciones públicas. Una visión desde la perspectiva del mercado. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 5(9), 151-178. https://doi.org/10.5783/RIRP-9-2015-09-153-178

Arruda, W. (2009). Brand communication: the three Cs. Thunderbird International Business Review, 51(5), 409- 416. https://doi.org/10.1002/tie.20279

Brennan, J. & Mattice, L. (2014). The importance of personal branding. Security Magazine. Leadership & Management, 51(11), 93.

Capriotti, P. (2009). De la imagen a la reputación. Análisis de similitudes y diferencias. Razón y palabra, 14(70),1-10.

Cutlip, S. M, Center, A. H. & Broom, G. M. (2001). Effective public relations. Englewood Cliffs, Nova Jersey: Prentice Hall.

González, A. M. D. (2016). Correspondencia de los modelos de relaciones públicas a distintos contextos evolutivos de responsabilidad social empresarial. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 6(11), 91-112. https://doi.org/10.5783/RIRP-11-2016-06-91-112

González, M. I. M. (2013). De las relaciones públicas a los nuevos conceptos de la comunicación: problemas terminológicos. Revista Orbis, 9(26), 125-142. Retirado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=70928465009

Guerrero, R. (2003). Organización de eventos, relaciones públicas. Protocolo y ceremonial. La Plata, República Argentina: Ediciones del Instituto de Relaciones Públicas y Ceremonial.

Jiménez-Morales, M. (2016). Relaciones públicas y redes sociales: creación e implementación de marcas personales. Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, 32(9), 945-960.

Kaputa, C. (2005). UR a brand: how smart people brand themselves for business success. California: Davies-Black Publishing.

Khedher, M. (2014). Personal branding phenomenon. International Journal of Information, Business and Management, 6(2), 29. Retirado de https://ijibm.elitehall.com/IJIBM_Vol6No2_May2014.pdf

Kunsch, M. M. K. (2017). A formação universitária em Relações Públicas: novas demandas e desafios da sociedade contemporânea. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 7(14), 5-12. https://doi.org/10.5783/RIRP-14-2017-02-05-22

Marcos, T. (2009). Personal branding: personal branding, branding para personas. Revista de Comunicación. (11), 58. Retirado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3548441

Marfil-Carmona, R., Hergueta Covacho, E. & Villalonga Gómez, C. (2015). El factor relacional como elemento estratégico en la comunicación publicitaria. Anàlisi: quaderns de comunicació i cultura, (52), 33-46. https://doi.org/10.7238/a.v0i52.2392

McNally, D. & Speak, K. (2002). Be your own brand: a breakthrough formula for standing out from the crowd. São Francisco: Berrett-Koehler Publishers.

Molares-Cardoso, J. & Montero Campos, M. E. (2018). Elementos clave del personal branding. Dos décadas de historia (1997-2017). Redmarka: revista académica de marketing aplicado, (21), 5-27. https://doi.org/10.17979/redma.2018.01.021.4837

Molares-Cardoso, J. (2017). La elaboración del plan de personal branding: la teoría del CEC. In A. García Manso (Ed.), Aportaciones de vanguardia en la investigación actual (pp. 301-314). Madrid: Tecnos.

Molares-Cardoso, J. (2016). El personal branding: la gestión de la marca personal al servicio de los demás. In M. Sanchéz & B. Salgado (Eds.), Actas das II Xornadas de Doutorandos en Comunicación, Facultade de Filoloxía e Tradución: Investigacións en comunicación e cultura mediada (pp. 39-54). Vigo: Universidade de Vigo.

Nava, L. F. (2012). La comunicación y la negociación como herramientas estratégicas en la gestión de las relaciones públicas. Quórum Académico, 9(2), 296-314.

Pérez, A. (2012). Marca personal. Cómo convertirse en la opción preferente. Madrid: ESIC Editorial.

Pérez Chavarria, M. & Rodríguez Ruiz, A. A. (2012). Comunidades de marca: otra manera de sostener conversaciones y generar relaciones públicas. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 2(3)175-192. https://doi.org/10.5783/RIRP-3-2012-09-175-192

Peters, T. (1997). The brand called you. Fast company, 10(10), 83-90. Retirado de https://www.fastcompany.com/28905/brand-called-you

Philbrick, J. L. & Cleveland, A. D. (2015). Personal branding: building your pathway to professional success. Medical Reference Services Quarterly, 34(2), 181-189. https://doi.org/10.1080/02763869.2015.1019324

Rampersad, H. K. (2008). The way to a highly engaged and happy workforce based on the personal balanced scorecard. Total Quality Management and Business Excellence, 19(1-2), 11-27. https://doi.org/10.1080/14783360701602155

Recolons, G. (2014). Corporate branding+personal branding = full branding. In J. Collell; G. Recolons; A. Herms; X. Roca; P. Adán; C. Martínez & F. Segarra (Eds.), Auténticos, relevantes, diferentes / cuatro años de marca personal intensiva (pp. 101-102). S. L.: Soymimarca. Retirado de dehttp://www.soymimarca.com/wp-content/uploads/2014/12/ARD_ebook.pdf

Salas, S. L. & Solanilla, M. U. (2018). Creación y gestión del valor de marca personal: personal branding y adaptación al nuevo escenario laboral contemporáneo. Revista Internacional de Turismo y Empresa. RITUREM, 2(2), 29-48. Retirado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6756516

Schawbel, D. (2011) Yo 2.0, guía completa para aprovechar el potencial de los medios sociales en la promoción personal. Barcelona: Conecta.

Xifra, J. (2007). Técnicas de las relaciones públicas. Barcelona: UOC.

Xifra, J. (2005). Planificación estratégica de las relaciones públicas. Barcelona: Paidós.

Wilhelm, G., Ramírez, F. & Sánchez, M. (2009). Las relaciones públicas: herramienta fundamental en la creación y mantenimiento de la identidad e imagen corporativa. Razón y palabra, 14(70). Retirado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199520478017

Publicado

30-07-2020

Como Citar

Molares-Cardoso, J., Aguileta, C. L. de, & Legerén Lago, B. (2020). A importância do personal branding como elemento de relações públicas: uma experiência de avaliação internacional. Comunicação E Sociedade, 19–35. https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2738