v. 22 (2012)

Tecnologias Criativas

Sumário

[Download integral]

Comunicação e Sociedade, vol. 22 (2012): Tecnologias Criativas PDF [9,1 MB]
  232 pp.

Nota introdutória / Introductory note

A Nova Revolução Criativa PDF
Nelson Zagalo, Pedro Branco 5-6

Partilhar para criar

Remix It Yourself. A Do It Yourself Ethic PDF
Vito Campanelli 8-15
On the Origin Myths of Creativity, with Special Attention to the Use of Digital Tools in Architectural Work PDF
Bjarke Liboriussen 16-32
Mobile Media – Mobile Creativity? PDF
Sonja Ganguin, Anna Hoblitz 33-48

Criatividade em Rede

Players Imbuing Meaning: Co-creation of Challenges in a prototype MMO PDF
Mirjam Palosaari Eladhari 50-75
Quantifying the Artistic Experience with Perceptive Sketching Tools: Cognitive Technologies to Support Creativity Researchers PDF
Nicholas Davis, Ellen Yi-Luen Do 76-95
Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo PDF
Daniel Brandão, Heitor Alvelos, Nuno Duarte Martins 96-108

Participação e Comunidades

Literacia digital e tecnologias criativas: um estudo qualitativo com crianças dos 10 aos 13 anos a partir do ‘Ateliê de Formas para Animação’ PDF
Sara Pereira, Clarisse Pessôa, Patrícia Costa 110-130
Participação em rede: do utilizador ao “consumidor 2.0” e ao “prosumer” PDF
Inês Amaral 131-147
Da Partilha à Acção Colectiva dos Cidadãos: O contributo dos Novos Media no apelo à dádiva de Medula Óssea PDF
Nuno Duarte Martins, Heitor Alvelos, Daniel Brandão 148-165

Novas Narrativas

“Eu Também Posso Propagar Histórias”. A Adaptação e as Narrativas Transmediáticas na Era da Participação PDF
Marta Noronha e Sousa, Nelson Zagalo, Moisés Martins 167-183
¿Espectadores o creadores? El empleo de las tecnologías creativas por los seguidores de las series españolas PDF
Carmen Costa-Sánchez, Teresa Piñeiro-Otero 184-204

Leituras / Book Reviews

Gauntlett, D. (2011) Making is Connecting: The Social Meaning of Creativity, from DIY and Knitting to Youtube and Web 2.0 PDF
Elisabete Maria Peixoto Ribeiro 206-210
Walter Isaacson (2011) Steve Jobs PDF
Nelson Zagalo 211-214
Jonah Lehrer (2012) Imagine: How Creativity Works PDF
Nelson Zagalo 215-222


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

 

 

 

 

...............................................................................................................

 

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho, campus de Gualtar
4710-057 Braga - Portugal

Revista Comunicação e Sociedade
ISSN 2183-3575 (online)
ISSN 1645-2089 (print)
Prefixo DOI: 10.17231