A convergência da revista Atrevida nas redes sociais: novas práticas publicitárias nos meios de comunicação

Letícia Salem Herrmann Lima

Resumo


Este estudo tem por objetivo observar o papel da convergência midiática naconstrução dos novos hábitos de consumo de informação e mídia dos jovens leitores apropriando-se da utilização das redes sociais. Diante da cultura da digitalização, percebe-se aincidência de veículos tradicionalmente impressos buscarem suporte na plataforma digitalpara divulgação de seus conteúdos midiáticos, reestruturando a comunicação e as ferramentaspublicitárias. O recorte deste estudo será a análise da revista brasileira Atrevidae ferramentas disponibilizadas por ela para a convergência de conteúdos através do sitee das redes sociais, enfocando as oportunidades publicitárias existentes. Serão utilizadoscomo principais teóricos Jenkins (2008), que estuda a convergência tecnológica e cultural,Maffesoli (1998), sobre grupos ou tribos sociais, Primo (2008), que aborda a interatividadee a comunicação mediada por computadores, Torres (2009), que sugere práticaspublicitárias na internet, e Recuero (2009), pesquisadora das redes sociais.

Palavras-chave


convergência publicitária; interação; redes sociais; meios de comunicação; revista Atrevida

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DOI: http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).895

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Revista Comunicação e Sociedade
ISSN 2183-3575 (online)
ISSN 1645-2089 (print)
Prefixo DOI: 10.17231